Visita à Usina de Cana Brava
Buscando uma aula diferenciada as turmas de 1ª série "A", "B", "C", "D", 2ª séries "A", "B", "C" e "D" dos turnos matutinos e vespertinos do Colégio Estadual Joaquim Thomé de Almeida, foram visitar e conhecer como é e como funciona uma usina hidrelétrica (Tractebel/Usina de Cana Brava), os alunos estavam ansiosos e curiosos para conhecer a mesma.
Sabemos que com a construção de uma usina modifica todo o espaço geográfico, este era o objetivos dos alunos identificar os problemas sociais e ambientais causados com a construção da usina.
A Tractebel Energia é uma empresa geradora de energia elétrica, insumo básico para o desenvolvimento econômico e social do país, consciente de que a implantação de empreendimentos de grande porte, como usinas hidrelétricas, interage com o ambiente natural e a organização social e econômica das populações vizinhas. A Tractebel Energia guia suas ações a partir da perspectiva de desenvolvimento sustentável e de sua responsabilidade social e ambiental.
Em 2002, a Tractebel Energia inaugurou a Usina Hidrelétrica Cana Brava, cujo reservatório abrange os municípios de Minaçu, Cavalcante e Colinas do Sul, em Goiás. Nesse projeto, a empresa implantou 23 programas socioambientais.
Um dos funcionários relatou cada um dos programas ambientais para todos os alunos presentes, pois os mesmos o questionavam a terem mais conhecimentos dos impactos causados pela hidrelétrica bem como o que a usina fez para minimizá-los.
A nossa visita foi bem proveitosa, os alunos saíram bem satisfeitos com todas as duvidas sanadas, restando apenas uma dúvida, quando poderíamos retornar novamente?
Ver todas as fotos e fazer download.