Alunas:
Juliana Borges, Karlla Laryssa, Daryellen Lima, Kátya Lorraynny
Professor Orientador: Dalmo
Resumo
Em consequência da Revolução Industrial, ocorrida primeiramente na Inglaterra, no século XVIII, as pessoas passaram a ir para as cidades, pois eram onde estavam as fábricas e pela lógica, os empregos. As vilas, formadas pelos trabalhadores nos arredores das fábricas, logo se expandiram, dando lugar a grandes centros urbanizados.
A urbanização é definida como um maior crescimento da população urbana em relação à rural. Ocorre devido ao deslocamento da população rural para a cidade.
A urbanização não planejada desata uma série de adversidades. Tendo como exemplo os problemas ambientais, vemos que o surgimento de cidades espontâneas é perigoso e que precisa ser controlado. Uma das melhores opções para esse controle é o desenvolvimento sustentável, que visa a utilização dos recursos fornecidos pelo meio ambiente sem comprometê-lo, preservando assim os recursos naturais das gerações futuras e é nesse aspecto que esse projeto se fixa.
A recuperação das áreas de preservação permanente (APP) juntamente com a aquicultura (criação em tanques, de peixes, moluscos, etc.) melhoraria principalmente a condição de vida das pessoas que moram às margens desse córrego.
Devido ao fato de Minaçu ser uma cidade espontânea, ou seja, ter surgido, crescido e se expandido sem qualquer plano prévio de urbanização, as pessoas se fixaram em locais impróprios e acarretaram vários danos a esse córrego. A falta de árvores no local e o acúmulo de lixo colocam em risco os dias de vida desse córrego.
As matas ciliares são fundamentais para o equilíbrio ecológico, oferecendo proteção para as águas e o solo, além de alimento e abrigo para a fauna.
Introdução
Podemos afirmar que Minaçu, hoje, é uma cidade urbanizada. Mas o fato de ter sido gerada espontaneamente trouxe consigo alguns problemas.
Esse trabalho tem como objetivo apresentar propostas para a recuperação das margens do córrego Amianto, bem como a instalação de tanques de peixes nesse local.
Tema:
Justificativa:
Já não é de hoje que se fala da importância das matas ciliares para um rio: aumento das nascentes; espécies, tanto da flora, quanto da fauna, que podem se deslocar, reproduzir e garantir a biodiversidade da região, são apenas alguns dos muitos benefícios que as matas ciliares trazem ao meio ambiente. Visando isso, o trabalho foi realizado com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos moradores e das espécies que vivem no córrego, trazendo de volta à cidade, peixes e um lugar melhor para se viver.
Objetivo:
O projeto tem como objetivo a retirada dos moradores próximos às margens do córrego Amianto, visando a recuperação da área de preservação permanente (APP) do mesmo, contribuindo, assim, para o aumento do fluxo de água.
Com a criação de peixes em tanque, os moradores que antes moravam nessas regiões, passariam a fazer parte da cooperativa destinada à venda desses peixes, dividindo entre eles o lucro.
Material Utilizado: